Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
União Europeia financia projecto de divulgação

União Europeia financia projecto de divulgação

Jornal de Angola | 2022-11-15 11:38:38 | Arte & Cultura | 447
Um total de 35 mil euros é o valor disponibilizado pela União Europeia (UE), através do Banco Mundial, para a implementação do projecto de digitalização das músicas tradicionais tchokwe, visando a sua valorização, preservação e divulgação.

O projecto apresentado, quinta-feira, será executado em dois anos e contempla a reprodução das músicas de fitas magnéticas para os vários dispositivos, pesquisa, gravação e recolha de repertórios, criação de uma escola de dança, música tradicional e precursão. De acordo com o coordenador do projecto, David Lotz, a escola, a ser criada em Dezembro do ano em curso, vai inscrever 50 alunos, numa primeira fase, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos.

Disse que perspectiva-se implementar cursos de fabrico de instrumentos musicais tradicionais, como ngoma (batuque), acrescentando que actualmente decorre um trabalho de recolha de músicas tradicionais locais.

Anunciou que uma organização estrangeira poderá fazer uma doação, brevemente, ao Museu do Dundo, de um material contendo algumas músicas do povo da região Leste, que contempla as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.

ARTIGOS RELACIONADOS

Em Destaque

As Mais Lidas

 Contagem regressiva para o maior encontro da África, o Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo
 Mano Chaba: Trágico Falecimento do Kudurista Angolano



 3 Finer Anuncia Separação da XB Label e Abre Discussão Sobre Relação Entre Artistas e Produtoras
 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Suspensão Temporária de Eraldina Santos pela XB Label



Aquivos

Tags