Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Impulsionador do Reggae em Angola

Impulsionador do Reggae em Angola

Jornal de Angola | 2022-11-07 12:48:47 | Arte & Cultura | 281
Ras Sassa nasceu no Catabola, província do Bié. Depois de passagens por Moxico e Luanda, onde concluiu o ensino médio, partiu para a Jugoslávia, primeiro dos vários países da Europa onde viveu duas décadas. França, Inglaterra, Suíça, Itália, Portugal dentre outros, tornaram o filho de Catabola um verdadeiro poliglota, aptidão por línguas que traz do seu Umbundu e outras nacionais como o Cokwe, Kimbundu e as africanas Lingala, Swalli e outras da África Ocidental que aprendeu fruto da convivência com outros africanos na diáspora.

No ambiente estudantil na ainda unida Jugoslávia conviveu com croatas, sérvios e povos de outras nações que foram unidas por Broz Tito. A queda do Muro de Berlim não mudou apenas a relação geopolítica entre as duas superpotências, com o ascendente dos países ocidentais, em detrimento da aliança socialista. Mário Kaley também sentiu o efeito das mudanças. Deixou a Jugoslávia e optou por viver na Suíça, onde passou a ter um contacto maior com o Reggae. Em França e Inglaterra casa-se definitivamente com o Reggae. Para o efeito, a convivência com afro-caribenhos e a diáspora africana foi determinante.

É neste contexto que funda a Soundsystem Positive Vibration com os angolanos Amabo, Jah Baiuda e amigos jamaicanos, britânicos e de outras nacionalidades.

Soundsytem é um colectivo de DJ e é nesta condição que começa a comprar e a coleccionar músicas e como Selecta (DJ de Reggae) o vinil passou a ser a sua praia. Ras Sassa tocou nos principais clubes e alguns festivais de Reggae na Inglaterra e França e foi convidado para se apresentar noutras partes da Europa.

ARTIGOS RELACIONADOS