O escritor Ras Nguimba Ngola, que apresentou a sua quarta obra, no Lubango, disse que o custo de produção do livro em Angola além de afectar a regularidade na publicação de obras literárias, encarecem o preço final, que é factor de estrangulamento dos hábitos de leitura.
Ras Nguimba Ngola afirmou que a persistência de alguns escritores, que continuam a lançar obras, é motivada por amor à literatura porque "o mercado do livro não existente devido aos constrangimentos na cadeia de produção do livro, por falta de uma política do Estado.
"A cadeia de produção do livro ainda funciona com muitos constrangimentos. Estamos sempre a ouvir as editoras e as gráficas a reclamarem. Existem no país mais de 100 editoras, mas não se produzem muitos livros, porque o processo é caro. A comunidade de leitores ainda é pequena. Se produzir mil exemplares não vão ser distribuídos em um ano”, argumentou.
Afirmou que o livro no formato físico ainda vai imperar durante muito tempo. "Há um pequeno estrato da sociedade, sobretudo a camada jovem, que consegue no digital. O formato digital é uma alternativa, mas os leitores tradicionais preferem o livro físico. Os escritores inovadores podem publicar, mas o consumo é mínimo”, referiu.