Dave Grohl, vocalista dos Foo Fighters, revelou perda da audição de um ouvido no programa The Howard Stern Show (via People). Segundo o músico, leitura labial é principal forma de conversar com pessoas nos últimos 20 anos, e uso de máscaras o atrapalhou.
Após exposições diárias a música muito alta em apresentações, Grohl listou as principais perdas, embora não tenha feito exames: "Não testo há um bom tempo - Sei o que dirão: 'Você tem dano na audição e tinido no ouvido esquerdo.'"
"Num jantar, se você estiver ao meu lado, não entendo uma merd* de palavra a porr* do tempo todo. Em restaurantes cheios é pior. Isso é o pior da pandemia, as pessoas usando máscaras. Leio lábios há 20 anos. Sou um músico de rock, estou surdo, porr*," completou.
Apesar das dificuldades no cotidiano, as habilidades no estúdio permanecem, até para detalhes. Grohl destacou como consegue identificar quando o som de um prato da bateria não está brilhante o suficiente ou algum instrumento levemente desafinado: "Meus ouvidos estão ligados em certas frequências. Consigo ouvir as minúcias de tudo que fizemos naquela música, realmente consigo."
Uma das saídas para não danificar mais a audição seria o uso de fones no palco. Os dispositivos servem como retorno e evitam exposição exagerada ao som das caixas. Dave, no entanto, não consegue se adaptar. "Isso Bagunça a noção espacial sobre onde você está no palco. Quero ouvir o público na minha frente, virar e ouvir Taylor Hawkins, andar mais e ouvir Pat Smear e, então, ouvir Chris Shiflett," relatou sobre dinâmica com colegas nos shows.