Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Presidente João Lourenço assume compromisso de acelerar acções

Presidente João Lourenço assume compromisso de acelerar acções

Jornal de Angola | 2019-10-27 08:43:17 | Politica | 438
O Presidente João Lourenço chegou ontem a Luanda, proveniente de Sochi, onde prometeu empenhar-se na aplicação prática dos compromissos assumidos bilateralmente com a Rússia e os entendimentos com homólogos africanos.

“Da nossa parte, Senhor Presidente, tudo faremos para cumprir os compromissos que estabelecemos”, garantiu João Lourenço ao homólogo Vladmir Putin, com quem voltou a reunir, depois de em Abril terem mantido o primeiro encontro, que resultou na assinatura de acordos em várias áreas.

João Lourenço reconheceu que o intercâmbio com a Rússia ainda não atingiu os níveis desejados e garantiu que há espaço e vontade das partes em avançar.

O Presidente convidou os empresários russos a investirem em Angola, em todas as áreas, com destaque para os sectores energético, minas, agricultura, agro-indústria, indústria de equipamentos agrícolas e telecomunicações.

Além disso, defendeu uma cooperação que ajude os africanos a passarem de países exportadores de matérias-primas para exportadores de produtos manufacturados e industrializados, além de uma aposta forte nas novas tecnologias.

Com a Primeira-Dama, participou de um jantar oficial oferecido pelo anfitrião, no primeiro dia do evento, e recebeu líderes das principais empresas russas, como a gigante de diamantes Alrosa, parceira da Endiama em oito projectos em Angola. O país precisa mobilizar entre 250 e 300 milhões de dólares para o arranque da produção da mina do Luachi, que vai permitir atingir, em 2022, 14 milhões de quilates, contra os 9,5 milhões actuais.

João Lourenço realizou encontros bilaterais com o anfitrião, Vladmir Putin, e os homólogos da Mauritânia, Mohamed Ghazouani, de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e do Rwanda, Paul Kagame. O Presidente cabo-verdiano publicou uma mensagem, na qual diz ter acertado com o homólogo angolano, João Lourenço, a visita de Estado a Cabo Verde, que deve ocorrer antes da próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para Julho do próximo ano, em Luanda.

ARTIGOS RELACIONADOS