Um nota da Casa Civil do Presidente da República enviada ao Jornal de Angola declara que a reunião em que esta conclusão foi produzida, procurava uma resposta rápida para a situação de escassez que se está a viver no país desde há alguns dias.
O Presidente da República orientou a tomada de medidas e mobilização de todos os recursos necessários para a completa estabilização do mercado de abastecimento dos combustíveis nos próximos dias, de acordo com documento.
A reunião de ontem foi agendada na segunda-feira, num encontro para o qual João Lourenço convocou os ministros dos Recursos Minerais e Petróleos, Energia e Águas e Finanças, bem como o governador do BNA e o PCA da Sonangol, Diamantino Azevedo, João Baptista Borges, Archer Mangueira, José de Lima Massano e Carlos Saturnino.
Nesse encontro, o Chefe de Estado solicitou que lhe fosse entregue, na manhã de ontem, um relatório detalhado sobre a falta de combustíveis que se regista no país, com a vista a rápida regularização do fornecimento.
Ontem, os desenvolvimentos em torno da escassez de combustíveis parecem ter evoluído para a regularização da oferta, de acordo com números divulgados pela Angop a darem conta que pelo menos 103 camiões de combustíveis foram abastecidos das 00h00 às 13h00 na base dos Serviços Logísticos Integrados da Sonangol (Sonils), para atenuar a crise do produto que se regista desde sábado, em Luanda.