De acordo com reportagem publicada pelo canal de televisão russo Rossiya 24, por trás da voz do presidente suíço, Ueli Maurer, estão os humoristas russos Vovan (Vladimir Kuznetsov) e Lexus (Aleksei Stoliarov), que compartilharam a gravação da conversa. A Sputnik entrou em contato com os humoristas para saber mais sobre o diálogo com o autoproclamado presidente interino da Venezuela.
De acordo com Vovan e Lexus, a conversa telefônica ocorreu depois que o encarregado de negócios da Venezuela nos Estados Unidos, Carlos Vecchio, nomeado por Juan Guaidó, entrou em contato com o "presidente da Suíça" para fornecer detalhes de contato do deputado da oposição e para marcar um horário para a conversa.
Os humoristas indicam que o autoproclamado presidente insistia que o diálogo fosse realizado através do WhatsApp ou Skype, para evitar escuta. Durante a conversa de 20 de fevereiro, os russos garantiram a Guaidó que o governo suíço estava disposto a bloquear as contas de Nicolás Maduro nos bancos do país, mas isso exigiria um pedido oficial.