Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Cessar-fogo suspende conflitos em Gaza; palestinos retomam protestos

Cessar-fogo suspende conflitos em Gaza; palestinos retomam protestos

Reuters | 2018-08-11 14:19:16 | Politica | 360
GAZA (Reuters) - Uma trégua mediada pelo Egito encerrou uma onda de ataques aéreos e disparos de morteiros entre Israel e Gaza, embora as fronteiras permanecessem tensas enquanto milhares de moradores de Gaza se reuniram para protestos que já resultaram na morte de dois palestinos e em dezenas de feridos.

Depois de uma noite tranquila, sem morteiros caindo em Israel ou ataques aéreos a Gaza, moradores do sul de Israel, que passaram os últimos dois dias em abrigos antimísseis, foram informados de que poderiam voltar às suas rotinas normais.

Em Gaza, multidões de palestinos retomaram protestos contra Israel. Imagens da Reuters TV mostraram colunas de fumaça em uma área da fronteira onde palestinos atearam fogo em pneus, e soldados israelenses atirando bombas de gás lacrimogêneo.

Tropas israelenses mataram dois palestinos e feriram cerca de 240 outros, afirmaram autoridades de Saúde palestinas.

O Exército Israelense disse que os manifestantes atiraram pedras, explosivos e coquetéis molotov em soldados e na cerca da fronteira. Os soldados “responderam com meios para dispersar protestos e abriram fogo, de acordo com o procedimento de operação padrão”, disse uma porta-voz.

Um tanque também disparou contra uma base do Hamas, disse o Exército.

Desde que os protestos começaram em 30 de março, o Exército israelense matou 159 palestinos, e um soldado israelense foi morto por um franco-atirador de Gaza.

ARTIGOS RELACIONADOS