Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
“Viktor Orbán está a bloquear ativamente os esforços da UE e da NATO e hoje é visto pelos aliados como um traidor da segurança europeia”

“Viktor Orbán está a bloquear ativamente os esforços da UE e da NATO e hoje é visto pelos aliados como um traidor da segurança europeia”

MSN | 2024-07-10 12:47:51 | Politica | 292
A "missão de paz" de Orbán gerou uma onda de choque na União Europeia. Se, inicialmente, com a visita a Kiev, o primeiro-ministro húngaro parecia querer agradar a Bruxelas e aliviar a desconfiança mútua, a ida a Moscovo e a viagem até Pequim desmontaram essa teoria. Os planos de Orbán entrelaçam-se com a criação do seu novo grupo no Parlamento Europeu: os Patriotas pela Europa

Atacado por todos os lados, Viktor Orbán conseguiu fazer o seu périplo por Kiev, Moscovo e Pequim a partir de uma posição de força. E por três motivos, segundo Katalin Miklossy, investigadora de estudos europeus na Universidade de Helsínquia. “O primeiro-ministro húngaro conseguiu construir em duas semanas um novo grupo no Parlamento Europeu, que se tornou a terceira maior família. Dessa forma, pode salientar que a Hungria não está sozinha neste anseio pela paz. Em vez disso, tem aliados e apoiantes na UE. A nível retórico, há uma posição forte entre os aliados ocidentais, mas, na prática, isso não é tão visível.” Além disso, “os estudos de opinião mostram que os europeus estão no limite em relação à guerra, por isso, o vento está a mudar, e Orbán está consciente disso”, aponta Katalin Miklossy, em declarações ao Expresso.

ARTIGOS RELACIONADOS