O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, expressou apoio à escolha do presidente russo para um novo ministro da Defesa, em meio a uma remodelação ministerial.
O Conselho da Federação anunciou na noite de domingo que Sergey Shoigu seria destituído do cargo de ministro da Defesa, cargo que ocupava desde 2012, e que Vladimir Putin propôs substituí-lo pelo primeiro vice-primeiro-ministro interino, Andrey Belousov.
Falando aos repórteres, Peskov disse que Belousov seria a melhor pessoa para lidar com as questões financeiras que os militares enfrentam agora.
Belousov, um economista formado, trabalhou para o governo em diversas funções, mas até agora lidou apenas com questões civis.
Serviu como ministro do desenvolvimento económico em 2012-2013 e como assessor económico do presidente de 2013 a 2020, antes de assumir o cargo de primeiro vice-primeiro-ministro, que ocupou até 7 de maio.
Quando questionado sobre a escolha aparentemente pouco convencional para liderar o Ministério da Defesa, Peskov explicou que “o campo de batalha é agora dominado por aqueles que estão mais abertos à inovação e estão prontos para introduzi-la da forma mais rápida possível”.