Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Esgotamento, reservas cada vez menores e um comandante desaparecido: como a Ucrânia perdeu Avdiivka para a Rússia

Esgotamento, reservas cada vez menores e um comandante desaparecido: como a Ucrânia perdeu Avdiivka para a Rússia

AP | 2024-03-11 09:45:54 | Politica | 323
ESLOVIANSK, Ucrânia (AP) – Uma brigada ucraniana defendeu o mesmo bloco de edifícios industriais durante meses sem interrupção. Outro esteve em Avdiivka durante quase todos os dois anos de guerra, cansado até os ossos, mas sem substitutos para substituí-los.

A munição era baixa e os russos conduziam dezenas de ataques aéreos todos os dias, usando “bombas planadoras” para destruir até mesmo posições fortificadas.

Os soldados russos vieram em ondas: primeiro soldados levemente armados, para forçar os defensores ucranianos a gastar balas preciosas, seguidos por soldados bem treinados. Às vezes ocorriam emboscadas envolvendo forças especiais ou sabotadores que saíam dos túneis.

No espaço de uma semana, a Ucrânia tinha perdido Avdiivka, a cidade na região de Donetsk que defendia desde muito antes da invasão em grande escala da Rússia. Quase cercados e em grande desvantagem numérica, os ucranianos tomaram a decisão de retirar-se e evitar o mesmo tipo de cerco mortal que os soldados experimentaram na cidade portuária de Mariupol, onde milhares de soldados foram feitos prisioneiros ou mortos. À medida que o moral despencava, um comandante de batalhão – encarregado de centenas de homens – desapareceu em circunstâncias obscuras, de acordo com documentos policiais vistos pela Associated Press. Um dos soldados que estava com ele foi encontrado morto. O comandante e outro soldado com eles não foram vistos desde então.

ARTIGOS RELACIONADOS