Israel tem utilizado fósforo branco nas suas contínuas operações militares em Gaza e no Líbano, colocando os civis em sério risco, afirmou a Human Rights Watch, após uma análise do vídeo do conflito.
A Human Rights Watch disse que verificou imagens tiradas no Líbano e em Gaza na terça e quarta-feira, respectivamente, mostrando múltiplos usos de fósforo branco disparado por artilharia sobre o porto da Cidade de Gaza e duas localidades rurais ao longo da fronteira Israel-Líbano.
A Human Rights Watch também entrevistou duas pessoas que descreveram um ataque em Gaza, disse o grupo de direitos humanos.
A HRW disse que o uso de fósforo branco em áreas densamente povoadas viola a obrigação de Israel, sob o direito internacional, de tomar todas as precauções possíveis para evitar danos aos civis.
“Sempre que o fósforo branco é usado em áreas civis lotadas, representa um alto risco de queimaduras excruciantes e sofrimento para toda a vida”, disse Lama Fakih, diretor da HRW para o Médio Oriente e Norte de África, num comunicado na quarta-feira.