O presidente russo, Vladimir Putin, expressou preocupação com o “aumento catastrófico” no número de civis mortos em Israel e na Faixa de Gaza em meio a dias de combates entre o Hamas e os militares israelenses.
O líder russo também mirou na terça-feira a política de Washington no Médio Oriente, que disse ter falhado ao não ter em conta as necessidades dos palestinianos.
Putin, cujos militares foram acusados de matar milhares de civis desde a invasão em grande escala da Ucrânia no ano passado, expressou a sua preocupação com os civis mortos em Israel e Gaza durante um telefonema com o líder turco Recep Tayyip Erdogan, disse o Kremlin num comunicado. .
A “ênfase foi colocada no agravamento acentuado da situação na zona de conflito israelo-palestiniana”, disse o Kremlin sobre a discussão dos líderes.
“Foi expressada profunda preocupação com a escalada contínua da violência e o aumento catastrófico do número de vítimas civis”, afirmou o Kremlin.
Os dois líderes reiteraram a necessidade de “um cessar-fogo imediato” e de “a retomada do processo de negociação”, acrescentou o Kremlin, dizendo que Erdogan observou que era “lamentável atingir instalações civis e que a Turquia não acolhe tais atos”.