Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
O bloqueio “total” de Gaza é uma punição colectiva contra os palestinianos?

O bloqueio “total” de Gaza é uma punição colectiva contra os palestinianos?

Aljazeera | 2023-10-10 09:49:24 | Politica | 333
Israel anuncia um bloqueio à Faixa de Gaza, o que significa que mais de 2 milhões de pessoas sofrerão pelos atos de alguns.

Israel anunciou um bloqueio total à Faixa de Gaza dois dias depois de combatentes do grupo Hamas realizarem ataques mortais dentro de Israel, matando pelo menos 800 pessoas e fazendo dezenas de prisioneiros.

“Estamos colocando um cerco completo a Gaza. … Sem electricidade, sem comida, sem água, sem gás – está tudo fechado”, disse o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, numa declaração em vídeo na segunda-feira, justificando a medida descrevendo os palestinianos como “pessoas bestiais”.

Mais de 500 palestinianos foram mortos e quase 3.000 ficaram feridos em ataques israelitas que atingiram edifícios residenciais e escritórios no enclave – onde vivem 2,3 milhões de pessoas.

A decisão de cortar o fornecimento de electricidade, água e combustível a Gaza, que já está sob cerco israelita há 16 anos, foi condenada pelas Nações Unidas como uma punição colectiva.

Os receios de uma invasão terrestre de Gaza estão a aumentar depois de o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ter dito que o seu país estava “em guerra” na sequência dos piores ataques em décadas.

ARTIGOS RELACIONADOS