O presidente russo, Vladimir Putin, opinou que as últimas rodadas de sanções sem precedentes impostas à Rússia pelos EUA e seus aliados sobre a campanha militar do Kremlin na Ucrânia marcam o fim de uma era. Segundo Putin, a partir de agora o Ocidente perderá seu “domínio global” tanto político quanto economicamente.
Falando na quarta-feira, o chefe de Estado russo proclamou que o “mito do estado de bem-estar ocidental, do chamado bilhão de ouro, está desmoronando”. Além disso, é “todo o planeta que está tendo que pagar o preço pelas ambições do Ocidente e suas tentativas de manter seu domínio a qualquer custo”, disse Putin.
O presidente previu escassez de alimentos em todo o mundo, já que as sanções ocidentais contra a Rússia estão afetando negativamente toda a economia global.
Tocando na decisão de várias potências ocidentais de congelar os ativos do banco central da Rússia, Putin afirmou que isso só serviria para minar irreparavelmente a confiança nessas nações e fazer outros países pensarem duas vezes antes de colocar suas reservas aos cuidados desses países. Segundo ele, quase metade dos ativos de Moscovo foram “simplesmente roubados” pelo Ocidente.