O músico, compositor e produtor angolano Gutto, nome artístico de Augusto Armada, considera-se uma pessoa de carácter aberto, mais virado para o público, apesar de aparentar ser um pouco reservado. Gutto nasceu no dia 10 de Novembro de 1972, em Luanda.
A família era nacionalista e, para escapar à perseguição política, refugiou-se na República Democrática do Congo, ex-Zaire, onde viveu durante três anos, e depois em Portugal, durante 34 anos.
A sua inclinação para a música tem a influência da família, na qual despontam os tios Teta Lando e Teta Lágrimas.
Licenciado em direito, em Lisboa, Gutto começou a compor e a actuar com amigos no grupo de rap Black Company, onde era guitarrista e vocalista.
Ele é o autor do sucesso musical “Não sabe nadar”. Gutto e o músico português Boss AC, filho de cabo-verdianos, criaram a produtora de hip pop No Stress em 1998, que produziu discos dos angolanos SSP, O2 e Warrant B. Depois do sucesso artístico e comercial com os Black Company, que culminou com a gravação de três discos, iniciou uma carreira a solo.
O autor da canção Debaixo dos Lençóis fez a sua estreia a solo em 2002, com o CD Private Show, com temas de R&B como Hey (A Noite é Aqui) e Eu Imaginei, que teve a participação de Boss AC.
Em 2003, Gutto gravou o disco Chokolate e em 2007 volta à ribalta com o CD Corpo e Alma, do qual se destacou o tema Deixa Ferver, que alcançou o quinto lugar do top da MTV em Portugal.
Para Gutto, Angola é um país de oportunidades, com perspectivas de crescimento e condições de trabalho para desenvolver o mercado musical. Essa foi uma das razões que motivou o seu regresso ao país. “A crise na Europa também teve a sua quota-parte. Mas o grande factor foi a família e a possibilidade de construir algo em Angola, com hipótese de sucesso”, sublinou.
Desde que apostou na carreira a solo, Gutto compôs músicas que fizeram sucesso na Europa e em África, principalmente em Angola, como Debaixo dos Lençóis, Às Vezes, Alma Gémea, Levaste a Minha Vida e Deixa Ferver.
Depois dos discos Private Show (2002), Chokolate (2003) e Corpo e Alma (2007), prepara agora, em Angola, a edição do próximo CD, intitulado Incondicional. A apresentação vai ter lugar na Praça da Independência, em Luanda, e tem a participação de Wiza, Kid MC, Nahima e Boss AC.
Depois da apresentação em Luanda, estão previstas deslocações a outras cidades para a promoção do disco. Gutto fixou residência em Luanda, terra onde nasceu, após 34 anos de estadia em Portugal, com a finalidade de dar continuidade à sua carreira artística e de produtor musical.
Fonte:Jornal de Angola