Pedrito desempenhou um importante papel no período áureo da canção política (1974-1976), tendo interpretado, de forma magistral, uma das canções mais representativas em homenagem ao Comandante Gika, herói do MPLA morto em Cabinda.
Filho de Sebastião Manuel e de Beatriz Adão, José Manuel Pedrinho nasceu na sanzala de Kingongo, Icolo e Bengo, no dia 1 de Outubro de 1954, e iniciou a sua estreia musical no Ngola Cine, no dia 24 de Dezembro de 1969, numa das sessões do “Dia do Trabalhador”, espectáculo acompanhamento pelo agrupamento Ngola Jazz.
Pedrito pertenceu ao coro da Igreja São Domingos, em 1973, altura em que foi convidado a integrar o célebre trio “Gambuzinos”, em substituição da guitarra de Filipe Vieira Lopes, com Dualy Jair (guitarra), Freitas Sebastião (pandeireta). Pedrito diz ter sido influenciado pelos cantores brasileiros Lindomar Castilho e Agnaldo Timóteo, e acusa proximidade estética com o cantor angolano Luís Visconde.Pedrito efectuou a sua primeira digressão artística internacional, em 1982, por seis países do leste da Europa e Portugal, com o grupo musical “Jovens do Prenda”. Em Janeiro de 1983, deslocou-se ao Brasil com o grupo “Semba Tropical”, integrado no projecto “Canto Livre de Angola”. Ainda em 1982, viaja a Londres onde participa em dois espectáculos, que resultaram na gravação do LP “Semba Tropical in London”, um projecto patrocinado pelo empresário e músico moçambicano Abdul Zobaida. Em 1988, volta a fazer uma digressão ainda com os “Jovens do Prenda”, percorrendo Portugal, França, Inglaterra e Escócia. Neste último país participa no grande espectáculo de solidariedade a favor da libertação de Nelson Mandela.