Líder desafiador da Bielorrússia acusa Ocidente de travar 'guerra híbrida'

79 2021-05-26 14:45:43 Politica
O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse na quarta-feira que um jornalista que retirou um avião que pousou em Minsk estava tramando uma rebelião sangrenta e acusou o Ocidente de travar uma guerra híbrida contra ele.

In his defiant remarks, his first in public since he ordered a warplane to intercept a Ryanair flight between EU members Greece and Lithuania, he showed no hint of backing down from confrontation with countries that accuse him of air piracy.

"Como previmos, nossos malfeitores de fora e de dentro do país mudaram seus métodos de ataque ao estado", disse Lukashenko, 66, ao parlamento. "Eles cruzaram muitas linhas vermelhas e abandonaram o bom senso e a moral humana."

A Bielo-Rússia já está sujeita a sanções da UE e dos EUA desde que Lukashenko reprimiu os protestos pró-democracia após uma eleição disputada no ano passado. Mas sua decisão de interceptar um avião internacional voando pelo espaço aéreo de seu país e prender um jornalista dissidente de 26 anos trouxe um novo nível de condenação e votos de ações muito mais sérias.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados