Biden pode ter explodido Nord Stream para punir Scholz por não dar armas a Kiev - Hersh

90 2023-03-25 10:08:27 Politica
Em 27 de setembro de 2022, Nord Stream AG relatou "danos sem precedentes", que foram infligidos em três linhas dos oleodutos Nord Stream no dia anterior.

O presidente dos EUA, Joe Biden, poderia ter decidido explodir os oleodutos Nord Stream para punir o chanceler alemão Olaf Scholz por não querer fornecer mais armas à Ucrânia, disse o jornalista investigativo Seymour Hersh, vencedor do prêmio Pulitzer dos EUA, em entrevista ao China Daily publicada na Sexta-feira.

"O presidente [Joe Biden] então decidiu no final de setembro ativar as minas. A guerra não estava indo muito bem na Ucrânia. A guerra americana que o presidente Biden estava tão ansioso para apoiar não estava indo bem no final do outono, na melhor das hipóteses um impasse , dois lados apenas parados lá", disse ele.

"E então, naquele ponto, a única coisa que posso conjecturar, posso pensar e supor, e aqueles que estavam envolvidos tiveram o mesmo pensamento, o presidente [Biden] estava com medo de que o chanceler [alemão] [Olaf] Scholz não estivesse querendo colocar mais armas e mais armas. Isso é tudo, não sei se foi uma raiva ou punição, mas o efeito líquido é que cortou uma importante fonte de energia através da Europa Ocidental."

"O propósito das pessoas envolvidas na comunidade de inteligência fazendo esta missão com os noruegueses, como escrevi, era dar ao presidente [Joe Biden] a opção de dizer ao presidente [russo] [Vladimir] Putin: 'se você for para guerra, vamos destruir os oleodutos', que era gás russo que estava nele, estava cheio", disse Hersh.

"A Europa está em crise agora. Portanto, no caminho deste verão e outono, será muito difícil para Biden. Ele receberá muitas críticas pelo que fez. Isso é certo", acrescentou o jornalista.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados