Yola Semedo


PUB


Videografia


Biografia

YOLA MOUTOFA COIMBRA SEMEDO, nascida no município do Lobito, província de Benguela 8 de Maio de 1978) mais conhecida por Yola Semedo é cantora, dançarina, compositora, arranjadora vocal e produtora angolana, nascida no Lobito, criada em São tome e príncipe, Cantora desde a infância, Yola Semedo chegou à fama no ano de 1997 como vocalista do grupo Impactus 4 com sucesso “magui”.

Iniciou a sua carreira musical em 1984, como vocalista, do grupo IMPACTUS 4 (formada por seus irmãos), na cidade onde nasceu, tendo feito sua primeira grande aparição pública no cinema Arco Íris, na cidade do Lubango, interpretando a música “A MINHA BONECA”.

Devido a sua idade, YOLA SEMEDO não participava sempre dos shows dos IMPACTUS 4, vindo então a fazer maiores participações apenas 1 ano depois, sempre como vocalista, participando no Acampamento Internacional Augusto N´gangula, que teve lugar no Futungo II em Luanda. Em finais desse ano 1985, seu pai Orlando Mendes Semedo, dá início a um novo projeto musical, depois dos IMPACTUS 4 e muitos outros, a “PROJECÇÃO”, grupo em que YOLA SEMEDO começa a tocar teclados, continuando o cantar.

No entanto, YOLA SEMEDO continuava também como vocalista dos Impactus 4, tendo nesse mesmo ano de 1985, participado no Festival Internacional da UNESCO, realizado na cidade de SÓFIA, Bulgária, tendo sido condecorada com o diploma de “VOZ DE OURO” do festival, entregue pelo então Secretário Geral da ONU, Javier Perez der Cuellar. No ano seguinte 1986, participa também como vocalista dos Impactus 4, no Festival da Figueira da Foz em Portugal, Aniversário da Organização de Pioneiros de São Tomé e Príncipe, e também é condecorada pelo Governo desse País como “VOZ DE OURO FEMININA INFANTIL DE ÁFRICA”, cujo diploma foi entregue pelo então Presidente Pinto da Costa, Aniversário da Organização de Pioneiros de Moçambique e primeiro aniversário da morte do Primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel.

Desde então, YOLA SEMEDO prossegue a sua carreira com “A PROJECÇÃO”, até finais de 1989. Em meados de 1990, YOLA SEMEDO emigra com sua família, para a República da Namíbia, onde residiu até finais de 2005.

Durante um ano, de 1990 a 1991, tanto YOLA quanto os seus irmãos, tiveram que se adaptar a nova realidade, outra vida, num País diferente, tendo assim ficado durante esse período sem exercer qualquer atividade musical. Em finais de 1991, Os Impactus 4 retomam a vida musical, e YOLA SEMEDO, preenche o vazio que depois de Osvaldo, tinha sido também deixado pelo “KOTA” Semedo (nos teclados).

Para ela, na verdade tocar teclados não era nada de estranho; teve somente que contar com a ajuda e experiência dos irmãos para aperfeiçoar durante aquele interregno de um ano. YOLA SEMEDO começa então a traçar uma nova trajetória na sua vida musical, como vocalista e tecladista dos Impactus 4, levando a sua música a novos espaços, pisando novos palcos, entre eles, WINDHOEK, SWAKOPMUND, ORANJEMUND, WALVISBAY, OSHAKATI, RUNDU ( cidades na Namíbia), CAPE TOWN, JOHANNESBURG, PRETÓRIA, DURBAN (África do Sul), EXPO 98 – LISBOA, HAMBURG, MUNIQUE, FRANKFURT (Alemanha), ROTERDÃ (Holanda), LUXEMBURGO, ANTUÉRPIA (Bélgica), PARIS E TOULUSE (França), ILHA DO SAL (FESTIVAL DE SANTA MARIA (Cabo Verde), MAPUTO (Moçambique).

Ainda na Namíbia, participou em festivais e galas com outros artistas de renome internacional tais como: SALIF KEITA, MANU DIBANGO, ISHMAEL LO, LUKY DUBE, BRENDA FASSIE, IVONE SHAKA SHAKA, BAYETE, DR. VICTOR, MICHAEL JACKSON (Gala oferecida pelo então Primeiro Ministro da Namíbia Hage Gaingob), STEVE WONDER (Gala oferecida pelo então Primeiro Ministro da Namíbia Hage Gaingob) e tantos outros...

YOLA SEMEDO, como artista individual, conta neste momento com Duas (2) obra discográfica “YOLA SEMEDO” e “MINHA ALMA”.

Como fruto desta obra YOLA foi premiada, em 2007, como Diva da Musica e Diva do Momento. Não obstante ser uma obra um pouco recente, a mesma obra e a carreira da cantora fizeram com que, pelo 2º ano consecutivo, YOLA fosse nomeada a “Diva da Musica 2008 de Angola”, através de votação popular realizada pelo Jornal de Angola, com apoio de divulgação do toda a mídia nacional angolana.

É actualmente artista Angolana mais premiada: Ganhou o prémio de “Voz de Ouro de África” (1995) em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária. Foi considerada melhor voz feminina de Angola três vezes (2000, 2006, 2007), ganhou o prémio de Balada do Ano (2006), melhor intérprete feminina, duas vezes (2006, 2007), Diva do Ano, em 2007 e 2008, vencedora do Top dos + Queridos (2010), com a canção Injusta, entre outros troféus.

Além do seu inquestionável talento vocal, a cantora é conhecida pelo seu aspecto físico que a tornou numa das mais cobiçadas sex symbol angolanas. Dona de umas curvas inigualável, Yola Semedo é uma das artistas mais queridas pelo universo Platina de 156 países. “minha alma” cd de sucesso aqui na revista platina cujo tema say yo é o numero 1 do top “ANGOMUSICAS”.

Fonte: Angomúsica