China furiosa com o novo relatório sugerindo que a equipe do laboratório de Wuhan procurou atendimento hospitalar semanas antes da divulgação do surto da Covid-19

96 2021-05-24 14:49:18 Politica
Pesquisadores do Wuhan Institute of Virology da China ficaram tão doentes em novembro de 2019 que precisaram de tratamento hospitalar, informou o Wall Street Journal, enquanto a comunidade internacional continua investigando as origens da Covid-19.

De acordo com um relatório da inteligência dos EUA citado pelo jornal, três membros da equipe do instituto ficaram tão doentes que precisaram de cuidados hospitalares semanas antes de Pequim reconhecer o surto do novo coronavírus.

Uma fonte disse ao Wall Street Journal que a inteligência foi fornecida por um aliado estrangeiro e pode ser significativa, mas exigia mais verificação. Outra pessoa familiarizada com o assunto descreveu as informações como provenientes de várias fontes, acrescentando que a inteligência era de “excelente qualidade” e “muito precisa”. No entanto, o indivíduo reconheceu que a inteligência não revelou por que os pesquisadores adoeceram. Notavelmente, um documento do Departamento de Estado emitido durante os últimos dias da administração de Donald Trump disse que vários pesquisadores do instituto ficaram doentes no outono de 2019 com sintomas associados ao Covid-19, bem como doenças sazonais mais comuns.

De acordo com o Journal, a administração do presidente Joe Biden não contestou a alegação de que os pesquisadores de Wuhan adoeceram semanas antes de o surto de Covid-19 se tornar público. Mas um funcionário do governo disse ao jornal que o governo de Trump havia “girado a bola” ao interpretar a inteligência como evidência clara de que o vírus veio do laboratório. Vários outros funcionários americanos atuais disseram que a informação era “circunstancial”, mas digna de uma investigação mais aprofundada.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados