Waldemar Bastos, presente!

133 2021-05-10 16:54:02 Arte & Cultura
Cantar Waldemar Bastos vai continuar a fazer todo o sentido, seja no Dia Internacional do Jazz seja por outras ocasiões.

Este ano e apesar das cada vez mais insuportáveis limitações decorrentes do momento pandémico, tivemos em Luanda e de forma muito presencial as celebrações do 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz, proclamado há 10 anos pela Unesco, numa iniciativa do músico norte-americano Herbie Hancock, que continua a estar no centro desta jornada global.

Foram celebrações marcadas por um programa verdadeiramente de luxo, com a vinda até a capital angolana de um conjunto de músicos angolanos e estrangeiros que durante três dias desfilaram no palco da Fortaleza toda a sua arte e talento interpretando os mais diferentes estilos de uma mesma e universal linguagem que todos entendemos, quer gostemos mais ou menos. Estamos a falar, naturalmente do discurso musical, sem o qual já ninguém sabe, nem imagina como seria o mundo dos nossos dias.

Na mensagem que dedicou a este dia, a directora-geral da Unesco Audrey Azoulay foi ao encontro do espírito abrangente e congregador que o Jazz tem promovido em todas as latitudes/longitudes, ao referir que se trata do "poder de universalidade de uma música que nunca deixou de derrubar barreiras, falando de liberdade a partir da escravatura e de diálogo a partir da separação, para unir além das origens, das fronteiras e das classes, na música e na criação”.

Uma palavra de apreço aqui muito especial para o Marcos Agostinho, o Muzango, filho de um amigo meu que já partiu há muitos anos, o músico e compositor José Agostinho. O Muzango, que tem uma grande vivência americana, está actualmente a liderar em Luanda o projecto empresarial Escolas Americanas de Angola. Pelo que me apercebi, sem descurar todos os outros participantes desta extraordinária empreitada cultural, foi graças ao seu apoio e visão que em grande parte toda esta movimentação relacionada com o Dia Internacional do Jazz foi possível realizar em Luanda.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados