Governo de São Tomé paga dívida à Sonangol

90 2019-09-23 10:19:18 Economia
O Governo de São Tomé e Príncipe decidiu regularizar a dívida acumulada de 150 milhões de dólares que tem com Angola, com prestações mensais de 500 mil dólares.

Fornecedor tradicional de combustíveis àquele país lusófono, a Sonangol, praticamente “fechou a torneira” para São Tomé e Príncipe. “De facto o nosso fornecedor tradicional, que é a Sonangol, reduziu o fornecimento para um terço”, afirmou o ministro das Finanças de São Tomé e Princípe.

Numa conferência de imprensa, o ministro das finanças, Osvaldo Vaz, divulgou a causa da decisão angolana em reduzir para um terço a quantidade de combustíveis que fornecia ao país. “E todos nós sabemos porquê que isso aconteceu. A dívida para com o fornecedor tem estado a aumentar assustadoramente e a nossa capacidade de pagamento está cada vez mais baixa”, pontuou.

Segundo o ministro a dívida de São Tomé e Príncipe para com a Sonangol atinge cerca de 150 milhões de dólares. “O nosso Primeiro Ministro deslocou-se a Angola e acreditamos que o nosso parceirto tradicional ainda vai nos ajudar. Acreditamos que aumentem o fornecimento acima de um terço”, explicou Osvaldo Vaz.

Para dar sinais no sentido de evitar que a dívida continue a acumular, o Governo decidiu depositar 500 mil dólares mensalmente na conta da Sonangol. “Assumimos o compromisso de, em todos os meses, pagar à EMAE, e a EMAE pagar à ENCO valores não inferiores a 500 mil dólares a Angola. Para quem não pagava nada, já é um grande sinal. Acreditamos que vamos melhorar. Já pagamos os meses de Julho e Agosto, e vamos pagar o mês de Setembro. É um grande esforço que o Governo está a fazer para sanear as finanças públicas”, concluiu.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados