China promete ajudar Talibã a 'restaurar a estabilidade e reconstruir o país'

190 2021-10-27 06:17:45 Politica
A China se comprometeu a ajudar o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) a "reconstruir o país", voltando a exortar os EUA para levantarem as sanções contra os novos líderes do Afeganistão, em meio à deterioração de sua economia.

O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, falava para uma delegação do Talibã em Doha, no Qatar, na segunda-feira (25), durante a primeira reunião de alto nível entre Pequim e o grupo insurgente desde a formação de seu governo interino em setembro de 2021, informa a agência Bloomberg.

Nesse dia, Wang Yi se reuniu com o vice-premiê do Afeganistão, Abdul Ghani Baradar, expressando sua esperança em que o Talibã venha a demonstrar mais abertura e tolerância, e que una todos os grupos étnicos e fações no Afeganistão, de modo a trabalharem juntos na reconstrução pacífica do país e protegerem, efetivamente, os direitos e interesses das mulheres e crianças.

A China, que nunca interferiu nos assuntos internos do Afeganistão e nunca buscou ganhos egoístas ou uma esfera de influência, segue firmemente uma política amigável com todo o povo do Afeganistão, e apoia os esforços para restaurar a estabilidade e reconstruir o país", disse o diplomata chinês, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados


    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/leacoypv/public_html/logica/Utilidade.php on line 134