EUA reforçam presença na Síria após Biden renovar ordem executiva emitida por Trump

92 2021-10-09 08:45:13 Politica
Forças norte-americanas na Síria foram reforçadas com dezenas de caminhões carregando armas, munições e equipamento logístico após entrar ilegalmente no país, relata mídia síria.

Forças dos EUA enviaram um novo comboio carregado de armas, munições e equipamento logístico para bases ilegais na província de Al-Hasakah, Síria, de acordo com fontes da cidade de Al-Qahtaniyah, citadas na sexta-feira (8) pela agência síria SANA.

Segundo a SANA, o comboio é composto por 56 caminhões e caminhões-tanque, além de 8 caminhões Humvee e um número não especificado de veículos das milícias das Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês), que entraram no país através do ponto de passagem ilegal Al-Waleed e seguiram a caminho das bases das SDF na região.

Na quinta-feira (7) Joe Biden, presidente dos EUA, anunciou que a Casa Branca renovaria a ordem executiva 13894 de 14 de outubro de 2019 sobre a situação na Síria por mais um ano.

A ordem, emitida na época pelo antecessor de Biden, Donald Trump (2017-2021), permite aos EUA sancionar qualquer pessoa ou entidade que considere "ameaçar a paz, a segurança, a estabilidade ou a integridade territorial da Síria", ou cometer "graves violações dos direitos humanos", e exige a criação de um "novo governo sírio que seja representativo [de] e respeite a vontade do povo sírio".

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados