Museus nacionais adaptados às novas tecnologias

77 2017-05-19 11:27:18 Arte & Cultura
O processo de renovação, modernização e enriquecimento do acervo museológico em todo o país tem contribuído significativamente para o aumento dos visitantes nacionais e estrangeiros, disse, ontem em Luanda, o director nacional dos Museus.

Em declarações ao Jornal de Angola, Ziva Domingos explicou que, enquadrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala hoje em todo o mundo, o país, nos últimos dez anos, tem apostado na criação de condições para dar outra dinâmica à rede museológica nacional, com a melhoria da sua gestão. Sobre o actual estado dos museus nacionais, o responsável destacou os avanços que se tem registado ao longos dos anos, numa aposta do Executivo, através do Plano Nacional de Desenvolvimento, que tem permitido mudar a imagem dos museus em todo o território nacional.

Nesta senda, realçou, tem sido feito um investimento através do Ministério da Cultura, na reabilitação, modernização, conservação e preservação, principalmente dos museus históricos e de referência nacional, no sentido de melhorar a sua gestão.

Optimista pelo aumento de visitantes, quer de nacionais, quer de estrangeiros aos museus existentes pelo país, Ziva Domingos realçou que esse factor tem contribuído para fomentar o turismo cultural e, consequentemente, permitir a arrecadação de mais receitas para os cofres do Estado.

No ano passado, disse, mais de 150 mil nacionais e 12 mil turistas estrangeiros visitaram os mais variados museus existentes no país, o que mostra a capacidade de atracção da rede museológica nacional, através da melhoria dos seus conteúdos, instalação de equipamento tecnológico moderno e aposta na formação de quadros. As metas na criação de melhor condições, tanto de trabalho, como de exposições permanentes e temporárias, destacou, têm colaborado igualmente para atrair mais estudantes, historiadores e pesquisadores a essas importantes instituições de conhecimento e de preservação da memória colectiva dos angolanos.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados