Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/leacoypv/public_html/header.php:26) in /home/leacoypv/public_html/logica/Utilidade.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/leacoypv/public_html/header.php:26) in /home/leacoypv/public_html/logica/Utilidade.php on line 2

Mercadorias de Angola, RDC e Zâmbia passam a circular pelo Corredor do Lobito

90 2023-01-29 08:49:18 Politica
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.

Por via da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, formalizada 12 anos depois do início de conversações, os três países poderão transportar mercadorias diversas a preços competitivos através do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela e Porto do Lobito, através do Corredor do Lobito.

De acordo com o ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Sandão Viegas D’Abreu, o dia de ontem (27 de Janeiro de 2023), vai ficar na história da região, e confirma que os irmãos, quando querem e estão realmente unidos, conseguem consolidar o espírito da SADC, que se resume à capacidade de, em conjunto, tornar a África Austral mais forte, coesa e capaz de encontrar soluções para a criação de sinergias e de projectos mutuamente vantajosos.

"Doze anos depois de termos iniciado as negociações para a criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, estamos, hoje, aqui reunidos para fazermos história. Neste período, houve certamente avanços e recuos, ansiedades e algumas frustrações. Em todos os três países, registou-se rotação de técnicos, de ministros e de governos. Mas, a verdade é que nunca perdemos a fé nem a esperança de que este dia chegaria e que estaríamos angolanos, congoleses democráticos e zambianos, de mãos dadas, a tornar possível, aqui no Lobito, o sonho dos fundadores desta nossa organização”, manifestou.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados