Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Morreu o general

Morreu o general "Kamorteiro", signatário do acordo de paz angolano

MSN | 2022-11-28 17:37:57 | Politica | 88
O general angolano Abreu Muengo Ukwachitembo "Kamorteiro", que conduziu do lado da UNITA o acordo geral de paz de 4 de abril de 2002, no Luena, morreu esta madrugada, no Hospital Militar de Luanda, vítima de doença.

A morte do general foi hoje anunciada pela imprensa angolana. O atual chefe de Estado Maior adjunto para a Área Operacional de Desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas estava internado no Hospital Militar Central.

O general "Kamorteiro" - cujo nome de guerra significa em língua umbundu pequeno morteiro - foi especialista de artilharia terrestre na extinta FALA, braço militar da UNITA e um dos co-signatários dos acordos de paz para Angola, rubricados a 4 de abril de 2002, entre o Governo suportado pelo MPLA e a UNITA, ao lado do general Armando da Cruz Neto, então chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA).

A morte em combate do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, a 22 de fevereiro de 2022, determinou o fim das hostilidades no país, permitindo a assinatura do Memorando de Entendimento do Luena (Moxico), complementar ao Protocolo de Lusaca, de 1994.

ARTIGOS RELACIONADOS

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags