Ângela Mingas

4ª Escultura / Arquitetura

PUB

Biografia

Ângela Mingas é formada em Pedagogia, Arquitectura e Antropologia. Licenciada pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), desde 1998, e mestre em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (Portugal), com a dissertação intitulada “Centro Histórico de Luanda”.

Na última década foi das vozes mais críticas à especulação imobiliária que se fez sentir no centro da cidade de Luanda e a consequente perda do seu património arquitectónico e urbano.

Iniciou e envolveu-se em várias acções para preservação do nosso património arquitectónico e manutenção dos musseques mais emblemáticos da cidade de Luanda. Foi também uma das vozes mais críticas das novas centralidades (Kilamba especialmente), pois defende a preservação do “modus vivendi” do povo luandense.

Até meados do ano de 2017 esteve a frente do Núcleo de Estudos e Artes, Arquitectura, Urbanismo e Design da Universidade Lusíada de Angola, quando foi convidada para ocupar o cargo de Secretária de Estado para o Ordenamento do Território, cargo que ocupa até o momento.