A Turquia foi repreendida como "aliada irresponsável da OTAN" depois que o ministro do interior culpa os EUA pela tentativa de golpe de 2016

39 2021-02-05 09:59:46 Politica
(RT) - O ministro do Interior da Turquia acusou os Estados Unidos de orquestrar uma tentativa de golpe que abalou o país em 2016, provocando uma negação de Washington, que criticou a alegação como inadequada de um parceiro da OTAN.

O Ministro do Interior Suleyman Soylu alegou que o governo dos EUA desempenhou um papel não especificado na tentativa de golpe de Estado de 15 de julho de 2016, relatou o diário turco Hurriyet, sugerindo em um programa de televisão local que as autoridades americanas "administraram" a malfadada aquisição.

“Foi apenas a FETO por trás do golpe de 15 de julho? Apenas fez isso sozinho? Não ”, disse Soylu na quinta-feira, referindo-se ao movimento liderado pelo pregador turco Fethullah Gülen, denominado“ Fethullah Terrorist Organization ”(FETO) pelas autoridades de Ancara.

The US State Department hit back at the charge later on Thursday, issuing a curt statement emphatically denying any connection to the revolt.

“The United States had no involvement in the 2016 attempted coup in Turkey and promptly condemned it. Recent assertions to the contrary made by senior Turkish officials are wholly false,” read the statement, attributed to spokesman Ned Price.

Clica aqui para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados